segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Plano nacional de barragens - Barragem de Fridão




O plano em execução para a construção de 10 novas barragens (Padroselos, Daivões, Gouvães, Vidago, Fridão, Foz-Tua, Pinhosão, Girabolhos, Alvito e Almourol) é de facto de grande impacto nacional em diversos sectores do económico ao ambiental.
Em particular as barragens a montante do Tâmega e a barragem de Fridão vão mexer e muito com a vida em Celorico de Basto.
Prós e contras são inúmeros inclusive a UE já criticou o impacto da barragens (http://assets.panda.org/downloads/what_future_for_eus_water___full_report.pdf)


Deixe aqui o seu registo sobre o tema.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Casos de Igreja






As cenas que envolvem a Igreja são um reflexo da postura conservadora da própria Igreja através dos seus responsáveis e dos seus representantes.

O exemplo mais recente do pároco de Carvalho é apenas mais um a juntar ao extenso rol, pese embora a Igreja continue a fazer vista grossa deste e de outros problemas que a afectam.

Na minha opinião urge tomar medidas no sentido de aproximar a igreja dos desafios da sociedade actual.

http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?channelid=00000181-0000-0000-0000-000000000181&contentid=54D5EA59-3544-47D2-BD22-317CF2AC23ED&h=7

http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1431752&utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%253A+DN-Portugal+%28DN+-+Portugal%29

http://sic.sapo.pt/online/noticias/pais/Fuga+de+jovem+padre+com+paroquiana+de+18+anos+choca+habitantes+de+Carvalho.htm


Deixe aqui a sua opinião.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Dias negros na Biblioteca Prof. Marcelo Rebelo de Sousa




Uma importante obra do mandato do Albertino Mota e Silva, a biblioteca municipal de Celorico de Basto, inaugurada a 6 de Julho de 2001, entretanto rebaptizada de Biblioteca Municipal Prof. Marcelo Rebelo de Sousa alterou recentemente o seu horário de funcionamento (deixando de laborar aos sábados)!!!
As mudanças quando feitas para melhorar o serviço e fim a que se destinam são de elogiar... mas pelo contrario quando prejudicam os utentes são de criticar.

Deixe aqui a sua opinião.


segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Rumo (novo) para Celorico!!!


Celorico tem nova equipa para liderar os destinos da autarquia.

Deverá JMS manter o rumo trocando apenas de timoneiro ou pelo contrário teremos uma ruptura?

Na sua opinião quais as prioridades da acção politica para optimizar os parcos recursos financeiros disponíveis?

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Celorico têm novo presidente.


O povo escolheu democraticamente os novos governantes para a Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Juntas de Freguesia de Celorico de Basto.

Joaquim Mota e Silva é o novo Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto.

Desejo a todos os eleitos em geral ao JMS em particular um bom trabalho no desempenho das suas funções em prol do desenvolvimento do nosso concelho e bem-estar da população.

Mais informação em http://www.autarquicas2009.mj.pt/#

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Apelo ao voto!!!



Votar é um dever.

Vamos todos votar no dia 11 de Outubro de 2009 para eleger o nosso governo autárquico (Junta, Câmara e Assembleia Municipal).

Se queremos ajudar a decidi o futuro de Celorico, então temos o dever cívico de votar.

Sob pena de outros decidirem o nosso futuro.

Então até domingo.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Resultados Legislativas Celorico Basto (Braga)

Caros blogistas,

Aqui deixo os resultados das legislativas ao nível do nosso concelho, Celorico de Basto.

E também do distrito de Braga.


Saliento deste sufrágio a eleição de 19 deputados pelo circulo eleitoral de Braga, em que um dos eleitos é nosso conterrâneo trata-se de Altino Bernardo Lemos Bessa.

Mais informação em http://www.legislativas2009.mj.pt

Opinem por favor,

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Perante o abismo, caminhamos alegremente em frente!


Não é novidade para ninguém, que a Câmara de Celorico de Basto está altamente endividada, a politica "o ultimo que feche a porta" está a falhar no presente mas principalidade a condicionar o futuro, e o futuro não se prevê risonho.
As pequenas empresas do concelho e não só têm vivido tempos difíceis, de programa em programa, vêem as contas e salários para pagar mas nem o "Pagar a tempo e horas" lhes vale, certamente não é assim que a Câmara espera criar mais empregos, pelo contrário.

As "grandes obras" têem-se revelado autênticos sorvedouros de dinheiro publico, ultrapassando de forma escandalosa e duvidosa os preços apresentados a concurso, os executantes são sempre os mesmos, os que fiscalizam também, numa relação pouco clara, sem qualquer beneficio para os celoricenses, salvo excepções que estão à vista....

Os celoricenses na sua maioria não sabem o que é ter saneamento (ao menos não pagam as taxas obscenas que a câmara definiu), mas têm parques de merendas e poli-desportivos nas freguesias.

Os autocarros do município não conseguem dar resposta a tanta solicitação, qualquer actividade de carácter pessoal tem transporte publico, uma novidade nos tempos que correm, pois já houve tempo em que as excursões eram pagas por quem as fazia, trará isto desenvolvimento, ou votos?

Na senda das festas, chegamos ao ridículo de ver cedido pela autarquia um espaço publico, 10 mil euros de subsidio e apoio logístico para a organização de um festival musical de gosto duvidoso, mas para espanto de muitos, com acesso livre vedado, sendo cobrados bilhetes à entrada. Certamente dinheiro publico bem investido na divulgação do concelho junto de um público com hábitos pouco recomendáveis, e em simultâneo arranjando ocupação a uns quantos parasitas.

Temos uma empresa municipal que só serve de refugio para amigos e apoiantes do poder instalado, que aproveita o estatuto para contornar a lei e pagar salários chorudos a uns quantos directores, completamente deslocados da realidade do país e em especial do concelho.

Descobrimos ainda numa publicação camarária, que o parque de campismo do concelho, claramente às moscas em grande parte do tempo, tem uma média diária de utilização de 150 campistas, certamente esqueceram-se de reiniciar o contador desde Maio, ou então também contabilizam os campistas remunerados!

Será possível fazer melhor? Claro que sim, mas não regressando a um passado que deixa poucas saudades, nem apostando num futuro em que mudam os actores, mas o filme é o mesmo (um partido da oposição até quer recuperar financeiramente a empresa municipal, sugestivo...)!
Porque esprememos manifestos e o sumo é muito pouco, deixamos aqui o repto aos leitores e bloguistas para que deixem as vossas ideias, criticas e sugestões para um Celorico melhor, com menos corrupção, compadrio e mais qualidade de vida para todos e não apenas para alguns privilegiados.

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Realidade ou fantasia?


Breves trechos das "previsões" para o futuro de um candidato à Câmara Municipal de Celorico de Basto:

“Não se resigna com diminuição da população e, por isso, vai apostar muito forte, com grande diplomacia, ao nível da presidência da Câmara, cuja maioria do tempo será ocupado no trabalho de dinamização e atracção de investimentos inovadores para Celorico, e apoio aos nossos empresários…”

Investimento inovador?
Já estamos mesmo a ver, depois do “Resort & SPA” e “Academia de arbitragem” em Agra, qual será o próximo mega investimento que não sairá do papel?
Essa do apoio aos “nossos empresários” deve deixar com água na boca algumas sanguessugas do concelho e dar o mote para o slogan “Mais para os mesmos”!

“…como prova a última atribuição de prémios da Comissão de Vinhos Verdes, onde o nosso concelho com os seus produtores, ficou em segundo lugar. Isto é extraordinário para o sector agrícola, devendo-se realçar o apoio técnico da Casa do Agricultor, em muito tem contribuído para esta melhoria contínua de qualidade dos nossos vinhos.”

Ficou em 2º lugar? Onde?
Extraordinário é o vinho D.Diogo, aliás, neste momento deve ser o único que realmente coloca Celorico no mapa dos grandes vinhos, e que se saiba, o produtor não precisou de qualquer apoio técnico da Casa do Agricultor!
Depois, para dar apoio técnico é necessário conhecimento técnico, e pelo que se vê, algum pessoal da CA terá mais jeito para outras actividades “técnicas”!
Continuem a arranjar justificações para o desperdício de dinheiro dos contribuintes!

“O desenvolvimento económico e social de Celorico de Basto, assegurando a igualdade de oportunidades para os nossos jovens, é o objectivo em nome do qual Joaquim Mota e Silva se candidata à presidência da Câmara Municipal.”

Qualquer um percebe que não é bem assim, ser filho de presidente da junta ou de câmara é um dos critérios mais valorizados no que diz respeito a oportunidades de emprego, Joaquim Mota e Silva sabe disso.

“Celorico de Basto vai estar no pelotão dos 120 concelhos mais desenvolvidos de Portugal, dentro de 8 anos.
Essa é a meta de Joaquim Mota e Silva. Essa é a sua ambição!”


É de louvar tanta ambição, depois do pai (com ajuda do filho) em 20 anos ter colocado Celorico de Basto em último lugar no ranking de desenvolvimento, em 8 anos recuperar 250 posições seria espantoso!
Provavelmente temos petróleo na Veiga e ninguém disse nada….

“Para além das melhorias que se tem vindo a introduzir no sistema de ensino, vão construir-se 4 novos centros escolares: em Celorico, Gandarela, Fermil, e Mota… Em terrenos, projectos, e construção, são perto de dez milhões de euros de investimento, mas isto é mesmo investimento…”

Isso é feio, usar um programa de combate à crise económica do governo para melhorar um manifesto de candidatura autárquica! Já não bastava o Sócrates a gabar-se dos 1000 milhões em novas escolas…

"Querer é poder, por isso nós queremos, não torcemos ou esmorecemos, e vamos conseguir, demore o que demorar, custe o que custar".

Pois, é a realidade “demore o que demorar, custe o que custar” foram 20 anos de marasmo (excepção feita aos períodos eleitorais) e ainda querem mais, são milhões e milhões de endividamento, mas não chega.
Depois de lermos o programa genérico para o futuro de Joaquim Mota e Silva, chegamos a uma conclusão, estamos perante uma mão cheia de nada, medidas e acções objectivas não encontramos! Arriscamos dizer, que qual Zandinga, Joaquim Mota e Silva faz um exercício de Futurismo, vamos ser dos 120 mais desenvolvidos e que a diplomacia é que vai resolver os nossos problemas, pagar as dividas da autarquia, etc.


Aguardamos ansiosamente o programa eleitoral do PS, para já sabemos, que vai haver livros, bolsas de estudo, telemóveis, comparticipação nos medicamentos e centros de dia nas freguesias. Não é nada de original, mas sempre podemos cobrar as promessas objectivas…
Resta saber se o CDS irá apresentar candidatura (para bem de Celorico esperamos que sim), qualquer que seja a decisão será determinante para o fim ou não das maiorias absolutas, que de absoluto só têm a prepotência do partido que as consegue.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Festas & Férias


De visita à nossa terra teremos este verão muitos dos nossos emigrantes Celoricenses espalhados pelos cinco continentes, que à nossa terra regressão para matar saudades de familiares e amigos e gozar um curto mas merecido período de férias.

Para animar a malta temos as várias festas populares, como o S. Tiago, servindo como ponto de encontro social, oportuno também e nada melhor para esquecer as dificuldades económicas e sociais que dançar ao som da música da Ana Malhoa e da banda Da Weasel.

Na ressaca das noitadas bora lá a banhos de sol & água numa das praias fluviais do concelho ou na piscina de Codeçoso.

Celorico no verão é só animação.

terça-feira, 23 de junho de 2009

Eleições autárquicas



Ora aí estão as eleições autárquicas, matéria sobre a qual vamos referenciar os cabeças de cartaz dos principais partidos anunciados publicamente para as eleições autárquicas (câmara e assembleia municipal).

Da direita para a esquerda.

O PSD com os candidatos Joaquim Mota e Silva (Câmara) e António Marinho Gomes (AM).

O PS com os candidatos Manuel Lopes Machado (Câmara) e António Joaquim Bastos (AM).

A CDU com os candidatos Luís Heitor Marinho (Câmara) e Domingos Mendes (AM).

Não esquecendo que as listas são composta por mais elementos…

E que as eleições também se joga num outro campo, o das juntas de freguesia com os seus candidatos.

Diga de sua justiça.