quarta-feira, 15 de abril de 2009

+ Serviço Público !!!


Lanço o repto para abordarmos aqui o tema da qualidade do serviço prestado pelas várias entidades públicas (locais, regionais e nacionais) principalmente ao nível concelhio, a saber:

Centro Saúde e respectivas extensões (Mota, Fermil e Gandarela);
Tribunal Judicial;
Conservatória Registo Civil, Predial e Comercial;
Educação e ensino (Escolas EB’s e Secundária da Vila);
Segurança Social;
Câmara Municipal;
Finanças (DGCI);
CTT - Correios;
EDP – Electricidade;
PT – Portugal Telecom:
IEFP – Centro Emprego.

De facto um dos vários objectivos do serviço público (de forma simples) é servir a população promovendo a qualidade do serviço, a inclusão, a transparência e o rigor, cumprindo sempre as leis vigentes e as directrizes de serviço em prol de melhor serviço público.

Blá blá blá,vamos trabalhar, trabalhar, trabalhar...

30 comentários:

Simplex disse...

Sem querer ferir susceptibilidades e com base na minha opinião fruto da experiência que tenho junto dos vários serviços (alguns com evolução muito positiva/negativa) atribuo a seguinte classificação de serviço:

Medalha de ouro para repartição de Finanças (ao atendimento e serviço).
Medalha de prata à EDP (ao atendimento e serviço).
Medalha de lata para a repartição da Segurança Social de Celorico de Basto (ao serviço de atendimento, informação e principalmente técnico).

100 + palavras

Anónimo disse...

Caro Simplex,não andará a sua visão um pouco distorcida?
A medalha de ouro em meu entender vai direitinha para os CTT.
Só lhes falta vender arroz e massa.
São os herois e campeões das promoções!!!

Anónimo disse...

Não me querendo parecer que estejamos nos Jogos Olímpicos Celoricenses,ainda bem e felizmente - temos pelo menos três medalhados!!!
Afinal os Serviços Públicos não são assim tão maus como dizem!!!
Como estarão os outros?
Tristes?
Nem uma de cortiça?

Anónimo disse...

Realmente sou obrigado a confirmar que os CTT levam a melhor medalha pelos serviços prestados.
Relativamente às finanças, já foi pior, mas pode, ainda melhorar muito, principalmente quando um doa Funcionários da Tesouraria perceber que aquilo é serviço público e há a necessidade de trabalhar, em bufar..

A segurança Social.. aquilo é uma lástima.. é inqualificável: vais desde pessoas antipáticas, quase ignorantes, pessoas licenciadas e mal formadas. É que nem é só pelo facto de uma parte das pessoas serem rudes no tratamento, que o são, é pelo facto de algumas das técnicas não saberem qual é a Noção de "serviço público" e gerirem aquilo que se fosse a sua "quinta".

Bob disse...

Sim, sim, os CTT são excelentes! --' Há uns tempos fui lá reclamar porque a revista que devia receber todas as semanas por correio, deixou de chegar a minha casa... De uma forma rude, foi-me dada a seguinte resposta: "Que quer que faça?! Arranje-se com o carteiro!"

Oh sim, simpatia é o que abunda por aqueles lados...

Anónimo disse...

Eu goatava de ouvir quais são os projectos para para o futuro de Celorico e não de ouvir criticar, pois criticar não custa nada e até e bom, agora fazer............. Por favor em vez de critica atras de critica mandem ca para fora projectos futuros para a melhoria do bem celoricense e do povo.

Acabem com a campanha do bota abaixo, não a juda em nada o nosso futuro. Os jovens já não acreditam neste tipo de politica se assim lhe podemos chamar-

Anónimo disse...

Bem,

Creio que o futuro de celorico também passa por estas coisas, mas está bem... so be it.

Bob disse...

Eu goatava de ouvir quais são os projectos para para o futuro de Celorico e não de ouvir criticar, pois criticar não custa nada e até e bom, agora fazer...Hmmm, parece-me que o tópico nos pede para comentar a qualidade dos serviços públicos... ou não?! E peço desculpa se comentar implica criticar, neste caso.

Ah, está bem, então o projecto que proponho é um Workshop de Educação e Respeito aos funcionários dos CTT... Está melhor assim?

--'

Zé Povinho disse...

Penso que o serviço público a nivel macional está mal e isso reflecte se na nossa vila, com bastantes melhorias nos ultimos anos, verdade seja dita.
A nivel das escolas, já estou um bocado fora do assunto, pois passei por lá há mais de 15 anos. Na Câmara Municipal, estão no atendimento ao público, das pessoas mais antipáticas e arrogantes que se pode encontrar, já só falta colocarem lá a dita pessoa das finanças que foi referida por um colega meu.
De facto a Segurança Social também está mal servida de simpatias e os CTT deveriam fazer obras, no pessoal e nas instalações, um dia destes parecem o SUPER C de tantos artigos venderem.
Quanto ao resto nem sabia que tinhamos o IEFP, nem a PT, nem a EDP, tal é o seu desempenho.
Quanto ás finanças, Parabens, pois tirando uma pessoa que trabalha lá dentro, têm uma equipa forte e dinamica que distribiu simpatia e qualidade.
Em relação á Conservatoria tambem estão de parabens pois esforçam se para cobrir as trapalhadas do SIMPLEX e as asneiras do Governo.Em Suma estamos como o País, assim assim .........

Anónimo, por razões óbvias disse...

Caro Pensador, sou funcionário na escola EB 2 e 3 de Gandarela e venho exprimir a minha indignação que é a mesma da esmagadora maioria dos funcionários e professores, contra a tentativa clara de instrumentalização política e partidária do Agrupamento de escolas que está a ser desenvolvida pelo todo poderoso filho do Presidente da Câmara, Joazquim Mota silva. O presidente da Assembleia Municipal é candidato ao concurso para o cargo de Director Executivo, numa escola que nos últimos dez anos tem sido gerida e de forma eficaz pelo Dr. Horácio Lima, que agora entendeu não se candidatar. Na escola todos os assuntos são discutidos democraticamente e quer os professores quer os alunos quer os funcionários têm gosto em trabalhar nesta escola. No entanto, com a mais que previsível vitória do Dr. peixoto no concurso, recorde-se que Joaquim é o Presidente do Conselho Geral que vai decidir, a escola a avaliar pelas propostas do candidato Dr. Peixoto no seu projecto de intervenção vai transformar-se numa ditadura, senão vejamos: No projecto do Dr. peixoto, Presidente da Assembleia Municipal é dito que não há higiene na escola o que é falso e é uma grande mentira. A escola é limpa e asseada. Esta afirmação do Dr. peixoto ao querer destruir a gestão do Dr. Horácio, está a colocar em causa todos os funcionários, principalmente os auxiliares. Depois é dito que os professores não têm competência e que não há qualidade de ensino, o que coloca em causa a dignidade dos profissionais de educação que diariamente trabalham para um melhor ensino aprendizagem. Depois diz o Dr. Peixoto que os alunos da cantina passam fome, porque não lhes são dadas as refeições adequadas que também n têm qualidade. Mais uma atoarda do Dr. peixoto. Pelos vistos, será o Dr. Peixoto o slavador da pátria. Quem conhece a escola da Gandarela sabe que as cozinheiras são excelentes profissionais e a comida consumida pelos alunos é variada e com grande qualidade. Fico sem perceber como é que o Dr. Peixoto, pondo em causa os professores e os funcionários quer gerir a escola da Gandarela num futuro próximo. Como é que um homem com a sua formação cultural e que ainda por cima preside à Assembleia Municipal, consegue apresentar um projecto de desenvolvimento para a escola, com este tipo de mentiras e atoardas, sobre um estabelecimento de ensino que tem sido sujeito nos últimos anos a várias inspecções que têm comprovado que funciona de uma forma organizada, clara e transparente. É caso para dizer: Os apetites pelos cargo e pelos taxos, levam determinadas pessoas a revelar a sua verdadeira face.

Anónimo disse...

Meu caro,

Tu não és Funcionário de coisa nenhuma, és alguém que vai ficar sem algo e daí estares tão ressabiado.
A Escola de Gandarela não tem nenhum funcionário que saiba escrever dessa forma e eu conheço-os a todos meu caro.
Que eu saiba o comcurso correu de forma Democrática. Não concordam com as regras? Engraçado, eu também não e até acho que é uma forma de os dois maiores partidos do Sistema ficarem com as coisas divididas a nível Nacional. Desta vez foi-se longe demais com a politização de TODAS AS ESCOLAS. Aqui, em Gandarela, o que se passou é que o Professor Horácio pensava que iria ser levado ao colo e dormiu na plataforma. Pensava que as ligações ao professor Miguel (corrido em cabeceiras e com a ânsia de poder, querendo destaque que lá lhe não deram - uma coisa é certa, lê este blog, pois até publicidade a ele faz...) lhe dariam aquilo que queria. Pensava que tinha todos os funcionários do seu lado, pois muita coisa tem concedido nos últimos anos, como por exemplo o facto de não ter guardas nocturnos, ou melhor, até tem, mas no papel, pois toda a gente trabalha de dia.

Agora, porque é que ele, o Professor Horácio, não concorreu?

Querem que tenhamos peninha dele?

Que tivesse feito, e não dormisse, como fez Professor Mota e Professor Carlos.

Uma última nota: quem escreveu este comentário foi exactamente a mesma pessoa que escreveu aquele documento que foi aprovado em pedagógico. Se tivessem vergonha, estas pessoas do Pedagógico, em ver de andarem a aprovar Documentos políticos, andariam a ver a melhor forma de ajudar as crianças daquela zona, que são miseráveis. Mas não, aquilo é só artistas, e alguns pensam mesmo que são artistas..

Anónimo disse...

Podem dizer o que quiserem, para mim este blog não passa de um espaço para criticas, e mais nada.

atento disse...

Podem dizer o que quiserem, para mim este blog não passa de um espaço para criticas, e mais nada.Para fazer intervenções destas mais vale estar quieto!

Quem escreve assim deve adorar a unanimidade e detestar que haja gente que pensa diferente!

Sobre o tema, há quase um consenso generalizado, a Segurança Social é claramente um péssimo exemplo de Serviço Público, não só pela falta de simpatia, falta de disponibilidade dos funcionários para ajudarem e esclarecerem, apoios atribuídos "estranhos", etc...

Registo e Finanças serão os serviços que merecem uma avaliação mais positiva, na minha opinião...

O resto, cumpre.

Eng. Paulo (Canedo) disse...

Caro anónimo que falou sobre a situação na Escola da Gandarela deitando-se até a adivinhar sobre quem terá escrito o post a relatar o que se passa na escola, o senhor deve ser de facto um grande vidente ou bruxo. Estou impressionado com a sua capacidade dedutiva. O senhor diz que os funcionários n tem capacidade para escrever daquela forma. Pois claro, a ideia que o senhor tem, que deve ser um grande avençado político na Câmara ou na empresa municipal de Celorico e se calhar nem é natural do concelho, sabe-se lá, o senhor como se senta provavelmente à mesa do orçamento municipal, acha que os funcionários públicos são todos um bando de mentecaptos e atrasados analfabetos. E é assim que pelos vistos, o senhor entende que o concelho de Celorico deve continuar. Muitos parabéns meu caro.
Pelos vistos e falou num determinado Jornal, presumo que seja "O Basto", numa coisa o Jornal está a funcionar, senão o senhor não reagia desta forma. O tal jornal está a incomodar o poder e o filho do pai, que pelos vistos agora é candidato pelo PSD. Este blog, também não deve ser muito do seu agrado, pois como espaço de opinião, por vezes critica o poder (dinastia) instituída em terras de Celorico e claro, o senhor não gosta. Passe bem.

Anónimo disse...

Não se preocupe que o jornal não incomoda nada! Acredite, pelo menos a mim! Dá jeito lá em casa para Limpar os Vidros hehehe

Eu não me senti em nada... mas parece que alguém se sentiu.. e muito !!

Anónimo disse...

Porque será que ninguém fala na saúde?
Está tudo bem?

Anónimo disse...

Celorico no seu melhor!!!
As lavadeiras estão na eira a lavar e a estender a roupa suja!!
Mentes brilhantes, por isso mesmo vamos longe!!

Anónimo disse...

Isto está um Pagode.
Pensadores, Trauliteiros e Coiotanos apostaram deveras neste espaço.
O que será que os move?
A cultura não é por certo!
Dizer mal de tudo e todos?
Que benefício?
Por aí não vale a pena ir, não se ganham eleições!!!Pelo contrário...

Nate disse...

Porque será que ninguém fala na saúde?
Está tudo bem?
E se começasses a falar tu, hã?

Mas eu posso deixar o seguinte pensamento: por que razão na urgência do centro de saúde, com 2 médicos de serviço, há pessoas na sala de espera para mostrar radiografias, e, para além disso, porque é que é dada a essas pessoas hipótese de escolher o médico que as vai atender (e já agora, por que é sempre a mesma?)?
Já agora, porque é que médicos e funcionários compactuam com esta situação, sabendo eles que há pessoas que estão verdadeiramente mal e que vão ter de esperar horas para ser atendidas só porque pessoas cujo egocentrismo é demasiadamente cegante decidem vir falar dos calos dos pés?!

Ora, eu acho que não sou o único que sabe que as urgências, tal como o próprio nome indica, são para situações que requerem alguma imediatez de actuação, para pessoas que estão verdadeiramente a passar um mau bocado, e que se estão a ralar para a cara do médico que as atende.

Já agora, para o último Anónimo que fez um comentário, eu estou aqui porque sou celoricense e quero falar sobre os serviços que são prestados a mim e aos meus conterrâneos, não para defender um partido. Não quero ganhar eleições! Ou tudo o que as pessoas disserem sobre Celorico as automaticamente coloca do lado de um dado partido? É ridículo!

Anónimo disse...

Sr. Nate não acha estranho que este blog esteja activo em 2005 e novamente desde finais de 2008?
Com que intuito?
Criticar tudo e todos.
Para quê?
É esta a mudança que tanto anseiam?

Anónimo disse...

E a empresa municipal? Ficou no esquecimento? Como funciona esta empresa? Quais são as pessoas que a "gerem"? Será um bem essencial para o desenvolvimento de Celorico de Basto, o que têm feito? Festa de Camélias? E que mais? Quais são os gastos mensais para o bom funcionamento? Serão os gestores gente de boa fé? Debatam?

Nate disse...

Caro Anónimo, em primeiro lugar, da minha parte pode crer que não estou aqui para defender um partido, até porque Celorico não é o meu concelho de recenseamento. É sim o concelho onde nasci e onde venho regularmente, e onde está toda a minha família.
Em segundo lugar, acho muita piada aos anónimos que vêm para aqui dizer algo que este blog só serve para criticar e que isso não leva a lado nenhum. Meu caro, a crítica é a base da mudança. Ou acho que é com conformismos que as coisas vão melhorar? Ah, se calhar é dos que nunca usou o Livro de Reclamações, só para não maldizer "de tudo e todos"! Por isso, deixem-se dessas afirmações ridículas, estamos aqui para discutir Celorico de Basto, e isso implica criticar o que está mal. Já enviei cartas e já assinei vários livros de reclamações por essa vila fora, mas ninguém dá ouvidos... Mais do que isso não posso fazer, a menos que queiram que organize algum tipo de motim em frente à Câmara Municipal.

Anónimo disse...

"Já enviei cartas e já assinei vários livros de reclamações por essa vila fora, mas ninguém dá ouvidos... Mais do que isso não posso fazer, a menos que queiram que organize algum tipo de motim em frente à Câmara Municipal."

Caros bloguistas,com afirmações e sugestões desta natureza está tudo dito!!!

Quiçá não estaremos perante um Salvador da Pátria, um guerreiro que vai mudar o Mundo, com a sua escrita por essa Vila acima?

Porque não requisitá-lo?

Pena é que não mostre a cara, que se esconda como qualquer anónimo,coiotes, pensadores, trauliteiros e outros.

Está à vista!Estamos perante um raro exemplar e sério candidato a Funcionário Público!

E então cuidado com as Reclamações!

Nate disse...

Ouça, mas eu não sei qual é o seu problema... Esclareça-me o que fazia caso chegasse a um serviço público e ele estivesse fechado antes da hora prevista. Esclareça-me o que fazia caso pessoas sem a miníma doença lhe passassem à frente no centro de saúde quando mal consegue respirar... Quando digo que assinei vários livros de reclamações foi porque tive razão para isso, não foi porque simplesmente me apeteceu implicar com o estabelecimento. É um direito do consumidor. Tal como é um direito do cidadão a liberdade de criticar o que está mal (ah, e a parte do motim era ironia, caso não tenha compreendido... com esse grau de clarividência é o mais provável que tenha acontecido).
No meu entender, quando as coisas estão mal, a solução é reclamar... e a sua solução, qual é? Ah, estou a ver, é calar-se e ainda tentar humilhar os que reclamam... Sim, os conformistas sempre têm uma vida mais pacata, tem razão. Continue assim.

Pena é que não mostre a cara, que se esconda como qualquer anónimo,coiotes, pensadores, trauliteiros e outros. Sim, tem toda a razão, senhor Anónimo!

E sim, trabalho para o Estado, e faço questão que o meu trabalho sirva as pessoas da melhor forma possível. E faço questão de que as pessoas se queixem caso achem que o que estou a fazer é errado. E tanto digo eu como todos os meus colegas de trabalho. Deve ser estranho para si existir gente assim, hein?

ZéPovinho disse...

Debater, não é confronto fisico, é combate de ideias e ao fim de essas ideias expostas, retirar novas ideias para melhorar o nosso sia a dia.
Lamento que as pessoas percam tempo a degladiarse em praça pública porque um é anónimo e o outro se chama Zé Povinho.
Tenham juizo, lancem cá para fora as vossas ideias e isso sim é democracia.
Certamente que alguns defendem o actual aparelho pois estão encostados e os outros pretendem mudança pois querem encostar se, é a ordem natural das coisas, num país como o nosso.No estado em que isto anda, todos temos de nos encostar, assim fala o Zé Povinho
Eu penso assim

Carlos Leite disse...

Caro Zé povinho independentemente daquilo que se tem dito antes, vou apenas comentar o seu raciocínio...não acha uma afronta tremenda para o futuro dos nossos filhos e netos que nesta terra se continue a pensar desse modo, que tem tanto de conformista como de irresponsável.
Acho tão mau e tão doentio, que nós admitamos publicamente a cunha e o favor politico, e passemos isso ás gerações mais novas que o futuro é esse e não a formação e o ser útil á sociedade. É uma doença que fica a medrar nos cérebros de cada um.

No futuro não duvido que se vá ter vergonha desta balbúrdia, que se viveu nestes últimos anos, e mais grave, tinha consentimento do Zé Povinho (na verdadeira ascensão do termo.)

Não é encostando-nos que temos futuro, porque hoje a competição é feita globalmente, e encostando-nos somos(não ultrapassados porque já somos os últimos) mas cada vez mais distante dos outros territórios.

Será que era esse o sonho dos libertadores de Abril?

www.pensarbasto.blogspot.com

Anónimo disse...

Ainda a Escola da Gandarela.
Cheira-me mais a contra-informação do que realidade do processo de candidatura.
Então os projectos candidatos já andam na praça pública? quando ainda deviam estar em sigilo em processo de avaliação?
Ou estarei errado. Do que sei da escola a higiene e alimentação não tem comparação em relação às outras escolas do concelho, é incomparavelmente melhor.
A quem interessa esta degladiação de interesses? Aos alunos não seguramente.
É mais um processo que tem a ver com a mesquinhez dos meios pequenos ... penso eu de que ...

Anónimo disse...

tanta burrice que aqui se escreve,que nem merece qualquer tipo de comentário.

Anónimo disse...

Inde todos pro caralho. celorico com Joaquim mota e silva nunca maiS para. vao ser 12 anos e mais nada..

quem tiver tosse que tussa... isto e de um verdadeiro celoricense .

Anónimo disse...

entao ja vos acabou o pio??

nao gostais de ouvir as verdades??