quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

O futuro de Celorico é já amanhã!


Aproximam-se a passos largos as autárquicas, e se há 4/8 anos isso não era tema de conversa em Celorico, hoje há pano para mangas, não se joga mais para cumprir calendário, agora a disputa promete ser renhida, e cada um dos nossos votos é mais importante do que nunca.

Do lado Socialista já se conhece o candidato, Lopes Machado volta a liderar a corrida ao município, agora mais motivado pelo aparente equilíbrio de forças, mas também porque o adversário poderá ser Joaquim Mota e Silva, o mais novo do clã Mota e Silva, e alvo habitual das críticas dos socialistas locais.

Mas a surpresa poderá ser mesmo a recandidatura do patriarca, que não parece muito disposto a soltar-se da cadeira do poder, e apesar da idade avançada, continua a ter melhor aspecto do que o filho, se bem que a credibilidade e lucidez já não parece ser a mesma!

Neste mar de suposições, temos uma garantia, o projecto de PS e PSD para Celorico ninguém conhece, apesar dos 20 anos de governação “laranja” darem uma clara ideia do que são (in)capazes! Propaganda não falta nem faltará, mas discussão pública de ideias e projectos é que é uma miragem, depois é só atraso e elefantes brancos para enterrar fundos que deviam ser essenciais à afirmação de um concelho mais atractivo e desenvolvido em todas as vertentes.

Precisamos de gente competente e não de compadres políticos, é preciso renovação e alternância política, pois longevidade na política é exponencialmente coincidente com aumento da corrupção e dos abusos. Para começar podiam dar uma limpeza nas listas, é preciso sangue novo e não “velhos do Restelo” (com todo o respeito pelos nossos idosos), depois é extremamente pobre o debate de ideias em Celorico, défice este potenciado pelos “órgãos de comunicação social” também eles manietados pelo poder instalado.

25 comentários:

Anónimo disse...

Já não dá para disfarçar, o estilo populista que tem pautado a actuação da Câmara Municipal nos últimos 4 anos só tem uma cara, o Dr. Joaquim!

É como um eucalipto, seca tudo à volta, é só joguetes nas suas mãos (camaradas políticos, jornais, rádio), usa todos os meio só com uma intenção, a promoção pessoal e reciclagem de imagem.

Medo, muito medo...

O Machado pode ser muito mau, mas pior que esse sujeito é difícil!

Anónimo disse...

Por favor investiguem !!! O actual executivo municipe, é um autentico antro e trafico de favores e influencias. Ainda ontem vi c os meus olhos, mesmo por acaso, uma maquina pertencente ao municipio e paga por tds os contribuintes ser descarregada numa casa particular e daí faz escala para uma obra particular, a dita maquina, é uma maquina de cortar pavimento e a dita obra, é uma que está a ser alvo de restauração em frente á capela de fermil de Basto. Tamos de acabar com esta vergonha. Esteve lá ao final da tarde e se calahar ainda hj se encontra nessa obra. Pois quem está a fazer essa obra é sobrinho~, imagine-se do encarregado do parque de maquinas e viaturas(pasmem-se)

o atento disse...

venha a mudança e aposte se na diferença

o atento disse...

Têm reparado nas grandes obras e acontecimentos em Celorico nos ultimos anos:
Contrução de zonas Industriais (ás moscas)
Criação da Liga Super C (sempre os mesmos)
Contrução de pista de cavalos /estadio em carvalho (porque carvalho?)
Parque de campismo em Celorico (para quem e com que custos?)
Criação de parques de merendas (Viso/Ourilhe)
Camara amiga (não sei de quem?), a agua encareceu o saneamento tambem
A maior obra feita no concelho, para mim foi terem pedido o reforço da cobertura da rede de telemoveis.

Anónimo disse...

É uma pena que não se discutam projectos e antes se discutam questões laterais. Só ganha com isso quem nada tem a dizer.

Anónimo disse...

As eleições estão à porta, e nunca como hoje foi importante o voto dos Celoricenses.
O conselho sofreu um duro revés nos ultimos 20 anos passamos de um conselho com alguma força economica para um dos concelhos mais pobres do país.
São as promessas por concretizar, os mega-projectos nunca realizados, ou quem nao se lembra do bairro social no velhinho campo da cruz, depois os hoteis em agra, mais tarde o centro de estagio para arbitros , agora mais um hotel desta vez na casa da Boavista em Veade, chega de tanta mentira.
Os projectos não passam disso mesmo, os empregos nao chegam a Celorico ,os jovens continuam a sair para o litoral , outros para fora do pais. As zonas industriais estão as moscas , a unica verdadeira entidade empregadora do Concelho é a Camara Municipal que vai dando que fazer ,(aos compadres) através do municipio e dos seues tentaculos (Qualidade de Basto, Casa do Agricultor e outras Associaçoes com fins lucrativos se mais não for em votos dirigidas pelo Dr.Joaquim Mota e Silva)
Os outros aqueles a quem a politica não diz muito ou aqueles que não pegam na bandeira laranja ficam fora das benesses camararias.
Chega de tanta incompetençia.
Temos uma arma secreta e poderosa que devemos usar em Outubro de 2009, o Voto!
Por um Celorico melhor, mais moderno, por um Celorico onde dê gosto viver com emprego, com igualdade de direitos, sem as benesses sempre para os mesmo e , aproveitando a oportunidade que me dão neste blog faço apelo ao Voto num candidato jovem , faço apelo ao voto em Manuel Lopes Machado.
Para Conluir esta minha intervenção quero apenas dizer que estou com o Eng. Manuel Lopes Machado porque:
- É Celoricense (natural da Freguesia de Britelo)
- É formado em Engenharia Civil pela Universidade de Engenharia do Porto à mais de 20 anos .
- É um gestor reconhecidamente de sucesso (hoje mais do que nunca a Camara precisa de um gestor assim)
- Não precisa da politica (Logo por isso esta neste projecto por amor a Celorico e aos Celoricenses)
Por tudo isto , e para evitar um poder monarquico no Concelho (passagem de poder de Pai para Filho) em Outubro o meu voto vai para a candidatura de Manuel Lopes Machado.

Anónimo disse...

Em politica vale TUDO,
desde a Mentira até a Injuria.
É preciso mudar a mentalidade dos politicos...
que falam, falam, falam e no fundo no fundo só pensão no bem estar deles e dos que o rodeiam....
e normalmente em todo lado se passa isso.....
celorico efectivamente precisa de muitas mudanças...
mas os grandes Gestores, infelizmente não precisam de estar na Politica.

Anónimo disse...

O Futuro é hoje e se nada fôr feito é ASSUSTADOR.
Não emprestam dinheiro ao Municipio, não se conseguem empregos (excepto para os lindos do costume), os nossos jovens fogem para sobreviverem a esta crise.
Os famosos 200 postos de trabalho das zonas industriais não aparecem.
As estradas estão calamitosamente esburacadas,exemplos: Carvalho - Caçarilhe; Variante do Tâmega; Moreira do Castelo - Souto.
Mas continuam a esbanjar como loucos fortunas em ringues de futebol e estádios megalomanos, para corridas de cavalos.
Tenham Vergonha
Abaixem as tarifas da agua e os preços das licenças das casas, cortem nos impostos municipais e mostrem que verdadeiramente querem o bem das populações.
Ou Então tenham a coragem de admitir o fracasso e deixem que o PSD avance com caras novas e novos projectops ás proximas eleições e talvez evitem a humilhação da derrota.

Anónimo disse...

Na verdade em Celorico de Basto a politica é feita mais vezes do que seria previsto à base da calunia e da injuria, O Eng. Manuel Lopes Machado tem sido por variadíssimas vezes vitima dessa calunia vinda, sabe-se muito bem, de gente que já não tem outros argumentos para lutar contra a sua força e vivacidade.
Também concordo que seja preciso mudar as mentalidades dos políticos, visto que foram estes políticos com mentalidade pequena, sem ambição e com falta de projectos que nos puseram na cauda do desenvolvimento nacional.
Concordo ainda que os bons gestores não precisam da política.
É a politica que precisa dos bons gestores e não o contrario, é verdade que Lopes Machado não precisa da politica mas o seu amor a Celorico fá-lo encabeçar um projecto de mudança, um projecto em que me fez acreditar num futuro melhor e mais risonho e esse é um dos principais motivos porque estou com a candidatura do Eng. Manuel Lopes Machado.
O Eng. Machado é um gestor de sucesso reconhecido, as empresas por onde passou são actualmente empresas de sucesso e isso dá-lhe credito para gerir uma autarquia. Hoje mais do que nunca a câmara precisa de um gestor assim.
Ainda esta semana soubemos por intermédio da comunicação social que o governo chumbou um empréstimo de 900 mil € à nossa autarquia por excesso de endividamento, os fornecedores recebem a dois tempos, tarde e mal, os funcionários ainda num passado não muito distante, tiveram serias dificuldades em receber o subsidio de natal, enfim são estas as pessoas que gerem actualmente os nossos dinheiros.
Esta na hora de dizer basta!
Basta da política de compadrio. (Da entrega de negócios vantajosos de milhares de euros aos amigos que os compram por uma ninharia e passado poucos anos os vendem por pequenas fortunas, os mesmo que depois são empregados de forma pouco clara a ganhar num mês o que o comum dos celoricenses não ganha em 4 meses).
Basta da política de falsidade da Câmara Amiga (dão vacinas contra a gripe no valor de 5€ aos idosos mas ao mesmo tempo aumentam-lhe de forma ilegal e ilegítima a factura da agua para o dobro do que pagavam anteriormente) Na verdade rica amizade!
Basta de tanta incompetência nas obras realizadas (reestruturação e pavimentação da zona antiga da vila, demorou um ano a pavimentar 200 metros, com custos incalculáveis para a população em geral e para os comerciantes em particular, para 2 meses depois de acabadas descobrirem que faltava meter os tubos de canalização de gaz, abre novamente buraco, tapa novamente buraco, resumindo e complicando, a estrada no centro da vila conseguiu ficar com um piso pior do que estava em antes de começar as ditas obras.
Ah e por falar em buracos será que alguém conhece neste concelho uma estrada que não tenha um único buraco, se conhecerem escrevam no blog que eu também gostava de conhecer (já existe terras que são conhecidas como capitais do Móvel, Fumeiro, Flor, Gótico, etc. E eu começo a ficar com bastante medo que um dia destes sejamos conhecidos como a capital do Buraco).
Um abraço amigo, E até breve. P.S.

Anónimo disse...

O que os carissímos companheiros acham do aparecimnto ou reaparecimento duma 3ª força politica a jogo?
Fora do centrão, uma lista credivel com Homens e mulheres a dignificar Celorico.
Fica o mote e o desafio...

Anónimo disse...

estou de acordo com o team player, pois acredito que exista muita mais gente válida neste concelho e que não se revê quer no PS, quer no PSD, pena é que muitos queiram apenas o poder dividido por dois, em que uns ganham as eleições e os outros apenas as querem ganhar. Há espaço para uma terceira força política e quiça o fiel da balança tão necessário para este concelho.

Anónimo disse...

terceira via,quarta via,enfim ridicularias!comentarios de meninos que nunca deram nada na vida!digam-me, um desses, quantos celoricenses existem a nao precisarem do ordenado de presidente para começarem, continuarem ou acabarem as suas habitaçoes luxuosas e a terem um bom nivel de vida.Medo!medo é o estado em que se encontram alguns neste momento.na politica celoricense actual só tres ou quatro è que nao precisam de viver da politica.E´facil ver quem são.!

Anónimo disse...

Existem dois tipos de politicos:
1) Os que necessitam da politica para viverem
2) Os que não neceeitam dela para viverem
Em Celorico, tirando o Eng.º conheço poucos que tenham tempo e dinheiro, para serem politicos por "Amor a Celorico".
Acredito piamente que já é tempo de mudança, mas os celoricenses são quem escolhe......por isso VOTEM !!!!!
Em quem quiserem mas temos de participar para depois termos o direito de podermos reclamar

Anónimo disse...

Difícil será encontrar alguém no PSD que possa dizer que está na politica por amor a Celorico e não por amor ao tacho ou tachos... e alguns até por necessidade!

Interessante era saber a evolução do património pessoal de alguns abutres durante os últimos anos.

Interessante era saber como sobreviveriam alguns políticos profissionais sem o poleiro.

Interessante seria também saber onde pensa o Eng. Lopes Machado encontrar uma equipa de trabalho "diferente" da que está no poder actualmente, já que sobram "famintos" no PS, também!

A rotura podia e devia começar pelas listas apresentadas, com independentes, com celoricenses dignos e com obra realizada, sem os excessos de aparelhos partidários que apenas potenciam tachos e não desenvolvimento e bem estar para as populações!

Não podemos continuar a ser governados por boas intenções, sentimentalismos ou utopias, precisamos de acção, precisamos de trabalho, precisamos de uma visão realista e não romântica, precisamos sangue novo!!

Anónimo disse...

É evidente que o comentario anterior vem de um mal dizente, que gosta de ofender a dignidade e a seriedade das pessoas. Dava-lhe um conselho: Enfrente e confronte o Engenheiro Manuel Lopes Machado com as acusaçoes e, pior do que isso, com as insinuaçaoes que faz. Se eu fosse Lopes Machado pedia a intervençao das autoridades para descobrir o autor daquelas ofensas, pois trata-se de crime.Eu proprio vou informar Lopes Machado do que se está a passar nas suas costas e nessa altura vou-me identificar.O Ministerio publico vai intervir,chamando os cobardes que atacam sem rosto só por despeito e por medo.

Anónimo disse...

peço desculpa ao ultimo analista mas o comentario que fiz referia-se ao ultimo comentario de "batemos no fundo" e, por isso, repito ao minhas desculpas.

Anónimo disse...

É hora de fazer mais, de dar a cara e dar ideias. Não basta criticar, há que superar. Se queremos, de facto, mudar Celorico, comecemos então por mudar as nossas mentalidades. Se há crimes, que sejam denunciados!

Fico feliz por ver esta participação activa na blogosfera. Sugiro que se exponham ideias, que se parta para acção, que se apresentem projectos, para que (seja quem for a próxima cara a ocupar a cadeira do poder) alguma coisa melhore efectivamente.

Anónimo disse...

Só vejo criticas, por favor para poder acreditar no PS digam quais são as obras que querem realizar, e não me venham com correios de maldizer...

Anónimo disse...

Não é assim que vai lá Sr.Engº. Seja frontal e não vá pelo caminho da calunia. Disso está o Povo cheio...

Anónimo disse...

no dia 11 de Outubro á noite veremos quem vai governar o concelho.Se continuar como está, os socialistas desistem de vez e o Lopes Machado vai tratar das suas empresas e mete-se aos fins de semana na sua mansão de Carvalho ou na sua casa de praia. Se Lopes Machado ganhar é o fim para alguns
celoricenses. A ver vamos!Não é VERDADE F.M.?.Não é VERDADE J.M.S.?

Anónimo disse...

Está aqui um blog que é um mimo...

Todos se escondem e dizem as maiores asneiras, sem assumir de frente as suas posições...

O Curioso é não se ler uma ideia em concreto sobre o que seria bom para Celorico...

Continuem a divertir-se com as injúrias...

A gente está cá para se rir dia 11...

Anónimo disse...

Isto está ao rubro...........

è ver-los a passearem o autocarro, mas tambem vai dar jeito no dia das eleições lá por volta das 20:00, dá para irem todos recambiados.... para os concelhos modelos dos n/ Celorico Socialistas,
(sejam Celoricenses e tenham gosto de ser Celoricense )
... mas muito TRISTES vão ficar aquelas viboras que rodeiam no Sr Eng. que viam o Sr. Eng. a saída da crise pessoal em que vivem .......
( aproveitem a Boleia do autocarro e convençam o Sr. Eng a abrir uma firma de Serração de Madeira pois ja têm o LENHADOR.
que com as grandes capacidades de gestão do sr Eng. vai ser uma empresa de sucesso ,

Anónimo disse...

Anónimo disse...
no dia 11 de Outubro á noite veremos quem vai governar o concelho.Se continuar como está, os socialistas desistem de vez e o Lopes Machado vai tratar das suas empresas e mete-se aos fins de semana na sua mansão de Carvalho ou na sua casa de praia. Se Lopes Machado ganhar é o fim para alguns
celoricenses. A ver vamos!Não é VERDADE F.M.?.Não é VERDADE J.M.S.?

26/4/09

NADA DISSO O SR. ENG VAI VENDER A MANSÃO EM CARVALHO E VAI MORAR P/ FELGUEIRAS E TENTAR GANHAR A CAMARA DE FELGUEIRAS PARA AS PROXIMA ELEIÇÕES POiS A FATINHA AO QUE PARECEA NÃO VAI PODER CONCORRER............
DESEJO-LHE MUITA SORTE SR ENG. P/ QUE CONSIGA GANHAR EM FELGUEIRAS..

Anónimo disse...

ao ler o ultimo nº do Correio de Celorico, de 02 de setembro de 2009... fiquei pasmado. com os compromissos do PS , é que nada de novo, as mesma proposta de há 4 anos,, e é o nó da A7, é que o ministro do tambem Eng. Sócrates prometeu o Nó, mas NÃO CUMPRIU....
Falam do prejuizo diario do Parque de Campismo ( uma Obra de orgulho para o CELORICENSES) , nos primeiros meses, queriam que desse lucro.
mas grave é a proposta de uma loja dos cidadãos municipal.. como é possivel o sr Eng. que em 4 ou mais anos a entrar na n/ Camara da qual é vereador e ainda não reparou que já lá exite a referida loja....
e Criticar o acontecimento de Verão mais atractivo a seguir ás festas do concelho, a Feira de artesanato em vem milhares de pessoas ao n/ Magnifico concelho, afinal nao se interresa assim tanto pelo n/ concelho....
e por ultimo reparo no candidato a Britelo o mesmo que falou comigo há 4 anos para votar CDS/PP o PS já nao tem candidatos do proprio partido está ruim...

Ass. QuebraLENHA

Anónimo disse...

a unica acertado dos compromissos é efectivamente a falta de uma piscina municipal aberta, mas ja esta planeada, é que tudo leva o seu tempo.....


Ass: QuebraLENHA