quinta-feira, 2 de abril de 2009

Desportivamente falando (novamente)...



Hoje temos para a prática de futebol o Grande Campo de Jogos de Celorico de Basto a juntar as restantes infra-estruturas já existente no concelho.

Celorico têm um conjunto de colectividades amadoras que através da boa vontade e calorice das pessoas envolvidas (com maior ou menor dificuldade/apoio financeiro) lutam diariamente para promover a pratica desportiva e competitiva das modalidades, principalmente pelos jovens mas também pelos séniores.

Algumas das entidades locais de referência:
Clube Desportivo Celoricense, Futebol Clube da Gandarela, Fermilense Sport Clube, Clube de Caça e Pesca de Celorico de Basto, Mota Futebol Clube, Associação Futsal Celorico Basto, Basket Clube de Basto,

Estas colectividades participam nos campeonatos em:
Futebol (Séniores); C. D. Celoricense, S. C. Fermilense e F. C. Gandarela.
Juniores: C. D. Celoricense e F. C. Gandarela
Juvenis: Mota F. C.
Iniciados: C. D. Celoricense
Escolas: C. D. Celoricense e S. C. Fermilense
FUTSAL (Séniores) A. F. Celorico Basto

Vamos debater (fazer) o desporto em Celorico, pois é bom para o equilíbrio psíquico e físico.

26 comentários:

Zé Pagode disse...

Longe vai o tempo do pontapé na bola e nos taludes nos magníficos campos de futebol das nossas freguesias, hoje felizmente temos melhores condições para a prática do futebol, da natação e do ténis. Pena é que a nível nacional o futebol tenha um cheiro a poder, pior que o ambiente da REBAT ...
A nível concelhio penso que a aposta deve ser nas camadas jovens e diversificação de modalidades desportivas e não nos séniores €.

JCosta disse...

É com muita tristeza que "não" leio neste Blog o nome do S.C. Fermilense nas Escolas. Caso não saibam existem à mais tempo do que as do Clube dito da terra.
Quando se quer dizer algo para informar as pessoas que percorrem estes blogs, devemos nos informar minimamente.
Principalmente quando existe um clube onde os atletas não pagam para poderem jogar e onde os treinadores se dedicam sem receberem nada em troca.
Tentem ser mais justos!

Zé Povinho disse...

Parece impossivel que passados tantos anos ainda ninguem se tenha dado conta que para jogar futebol, não é necessario assim tanto dinheiro.
Vejamos o exemplo que vem das freguesias das terras altas do concelho: Borba,Rêgo, S. Clemente, Carvalho, Nespereira.
Desde á três anos que se realiza um campeonato entre equipas destas freguesias, com poucos recursos, mas com muito trabalho e muito sacrificio pela parte da organização (Associação desportiva do Rêgo).
A criação da Liga Super Qualquer coisa foi um erro crasso, pois foi para poderem dar alguma utilidade aos ringues que estavam feitos e não tinham "utilidade, sem falar, nas fortunas que envolvem essa dita Liga.
Fui á apresentação da Super Liga e falou se logo, numa sede da Liga, num funcionário, compraram se logo uma serie de Computadores portáteis e avançaram logo com um orçamento suplementar de nem sei quantos mil euros.
O investimento nos ringues está bom, mas quantos ringues são utilizados durante o ano?
O ringue do Rêgo dá apoio ao recreio da escola primária e é dos poucos que se vê ter utilidade, será que se justifica o investimento que foi feito em tantos ringues?
Onde estão as requetes e as redes para se jogar ténis, bolas de volei e basket, pelo que sei as Juntas de freguesia ainda não receberam esse material.
Deixem cair as migalhas que sobram da mesa da Liga Super Qualquer coisa e organizem a exemplo dos rapazes do Rêgo um campeonato enterfreguesias.Aproveitem o Campo de Celorico e o novo estádio de Carvalho e tenham boas ideias.Espelhem se na Junta de freguesia do Rêgo e aprendam a rentabilizar os epaços desportivos que estão construidos e não desperdicem mais o nosso dinheiro.o resto do material foi um campeonato de fachada

O Pensador disse...

A informação sobre a escola do Fermilense F. C. foi inserida na mensagem. As minhas desculpas aos visados pelo lapso. Obrigado pela dica.

Anónimo disse...

O Pensador, havia tambem de fazer o trabalho de pesquisa. Pois tambem se esquceu da Escolinha de FUTSAL

Anónimo disse...

ainda pensei que a sondagem era fidedigna, mas quando vejo que o Eng passa dos 179 para os 258 e os restantes politicos ficam com os mesmos votos...

Zé Povinho disse...

Nem só de futebol vive o homem e nem só de dinheiro vive o futebol!!!!
Celorico investiu muito em desporto,qual é o concelho que se dá ao luxo de ter um campo de futebol em cada freguesia? Quem tem "quase" um ringue para cada freguesia? Quem é o municipio que apoia as enormes obras feitas no estádio na Gandarela e ainda manda fazer (em cinco anos) dois estádios novos(Celorico e Carvalho)? Agora será que o excesso de dinheiro no desporto, não serve para esconder outras realidades? Não me recordo de ouvir falar em grandes corridas de cavalos em Carvalho, sempre ouvi falar das corridas em Fermil e na Lameira, as corridas em Carvalho apareceram há uns anitos e já merecem um estádio, com pista de cavalos???
Então em S. Bartolomeu do Rêgo, já se organizam Torneiros de futebol, pelo menos há 15 anos, tambem merecem um estádio com relva sintetica, bancados cobertas para pelo menos 250 pessoas.
Aproveitem os investimentos feitos e rentabilizem nos, que hajam menos equipas federadas no concelho e se crie apenas uma boa equipa de futebol, para lutar pelos campeonatos superiores.
As verbas que são repartidas são mais que suficientes, criem uma liga de futebol de 11 interfreguesias, olhem para o exemplo do campeonato popular de fafe e aprendam.
Não brinquem com o desporto, mas sejam bons deportistas.

Dr. Mourinho (Celoricense) disse...

Concordo plenamente com a questão do bom senso do financiamento pelo poder local e apenas para apoio de camadas jovens promovendo a prática de diversas modalidades que não só o futebol, o que nem só acontece.

Saudações desportivas,

clean disse...

Caro Zé Povinho,

Há realmente coisas espantosas, o Sr. insurge-se contra o facto de existir praticamente um polidesportivo por freguesia???

Isso para si é mau???

Talvez se não tivesse um na sua freguesia já achava o contrário...

A liga que decorre no verão envolve quase um milhar de participantes e movimenta muita mais gente que atentamenta a acompanha...

Na sua opinião não é um elemento de dinamização do concelho??

Se não se faz tá mal...
Quando se faz tá mal na mesma...

Carlos Leite disse...

A questão dos polidesportivos nas freguesias acho que é uma aposta ganha.
não tenho a mesma opinião quanto ao facto de ser cobrada a utilização dos mesmos. Apesar de ser favoravel ao incentivo da pratica desportiva e do associativismo que geralmente está por detras da mesma, parece-me algo discrepante a politica que atribui verbas a um tipo de desporto cobrando a utilização a outras pessoas para utilizar os polidesportivos.
e quando ao mesmo tempo se faz outras obras de promoçao de lazer, como os parques de merendas que não tem qualquer preço para o utilizador.
Sejamos sensatos a tratar situaçoes semelhantes.

Anónimo disse...

Não sabia mas afinal o MR.Binne anda mesmo por cá!!!!
E por sinal a dar lições ao zé povo.
Tanta bola e nenhuma entra na baliza!!
Por muito que tentem, nunca chegam a lado nenhum.O resultado é sempre o mesmo.
Simplesmente frustrados da bola!!e mais não vale a pena.

Zé Povinho disse...

Caro Mr. Clean, o que o Zé Povinho disse é que atrás dessa Liga, se escondem interesses e compadrios que podem e certamente prejudicam o Concelho e são pouco claros.
Não sou contra um ringue por freguesia, sou contra os ringues que estão fechados todo o ano e apenas abrem para os jogos da Liga que decorrem durante três ou quatro meses.
Sou contra o facto desta Liga ter uma sede e um funcionário e serem pagos com dinheiro que não se sabe de onde vem, será do financiamento dos partidos? Será do dinheiro das empresas municipais?
Acho apenas que um concelho pobre como somos, deveria ter menos estádios e apoiar mais as escolinhas e as pequenas associações e não esbanjar milhares de euros em estádios e pistas de cavalos enquanto o saneamento, não chega a casa da maioria das pessoas do concelho.
Sem mais e grato por pelo menos o Mr. Clean pretar atenção ao que escrevo

clean disse...

Mas estão fechados pk?

Talvez faltem mais associações como esta para os dinamizar n?

Talvez falte mais interesse por parte dos habitantes dessas terras para os utilizar n?

No meu ponto de vista pior era querer organizar este tipo de eventos, ou simplesmente existirem pessoas com vontade de praticarem desporto eão existirem infra-estruturas para o fazer.
Realço, no meu ponto de vista...

Quanto ao modo de financiamento desta ass. não me posso pronunciar muito pois desconheço, mas penso que será com a verba que recebe do municipio, como todas as outras, e das receitas próprias que consegue produzir, por ex. estas ligas de verão.


Ps: Acho que entrou numa contradição quando ao mesmo tempo critica a ass. e no final diz que o municipio deve apoiar mais as ass.

Anónimo disse...

É verdade. Existe em Celorico de Basto um CLUBE DE CAÇA E PESCA, mas sem apoios. É o único no Concelho que tem uma Equipa a disputar o Campeonato Nacional e não Regional. E apoios da Camara? Nada.Parece que a DIRECÇÃO NÃO É FEITE DE AFILHADOS.

Anónimo disse...

Boas tardes povo de opiniões diversas...
Encontrei este blog por acaso e gostei do que li, varias opiniões e todas a cair em cima da camar municipal...
Não estando eu a defender seja o que for, relembro-me a coisa de 10 anos quando era jogador das camadas jovens do cdc, vivia-se na desgraça e no pouco que o cdc dava então aos seus atletas, e lembro-me perfeitamente que todos se queixavam que a camara municipal nao fazia nada pelo desporto...
Pois bem passado 10 anos, temos polidesportivos em todo o lado que estão abertos ao publicos que eu proprio jogo neles "só o campo balnearios não" os jovens respiram desporto agora daqui a pouco todos temos uns creditos e pedimos a camara que pague... As associações recebem € da camara e algumas do ipj e se no rego fazem torneios que nao percam essa motivação e que continuem... quanto haver a Fada em amarante o futebol popular de fafe isso caros leitores ca só dá mesmo para futsal pois a população é menor e dos 20 e tal mil que somos no concelho nao somos todos homens...
se nao se faz critica-se se se faz critica-se... bem quanto um escritor aqui e escreveu fermilense futebol clube nunca vi tal coisa, é sim Sport Clube Fermilense

somos de Celorico? disse...

A coversa anda á volta das picardias entre o Fermilense e Celoricense e pelo meio entra a politica que é o ganha pão de muita gente cá da Vila.
São 22 freguesias do Concelho e só se fala de uma ou duas e sempre do mesmo assunto, haja pachora...
Em Codessoso há um campo que tem iluminação, balneários e as medidas maximas e com algumas centenas de euros ficaria como novo, mas preferiram ir para Carvalho e Agilde onde não se conhece actividade desportiva...
é isto o concelho só contam meia duzia de freguesias, as outras são adornos e jogadas ao abandono...

O Pato Bravo disse...

Desportivamente falando, crieo que o ultimo comentário seria merecedor de mais atenção pois reflecte a politica desportiva do municipio.
Celoricense, Fermilense, Gandarela, Agilde e Mota Sad, são os clubes de futebol previligiados, quando sabemos que em Moreira do castelo, Codeçoso, Vale de Bouro, Rêgo, Borba e muitas mais equipas do concelho existem equipas com provas dadas, no futebol amador e são completamente discriminadas pelo Municipio, se sobrevivem é graças ás Juntas de freguesia e á carolice de alguns simpatizantes.
O Novo estsdio em Carvalho é uma forma de "ganhar "votos na parte do concelho onde previsivelmente terão mais dificuldades em ganhar as Juntas de freguesia.

Anónimo disse...

Entao e ninguem fala do que aconteceu na taça municipal de seniores+.

O Pato Bravo disse...

Ninguem fala porque ninguem soube do que se passou...
As informações favoráveis são atirardas aos jornais, as outras são escamoteadas

Anónimo disse...

codessoso???? que mais quer codessoso??? dassssssssss digam-me então quantas piscinas municipais tem em fermil gandarela caravlho e na mota????? nao podem ter tudo, e as associação tem o seu lucro da câmara como as outras associação, é claro que em menor escala pk o desemvolvimento delas é diferente...
Se o codessoso tem assim um campo tão bom que façam uma equipa senior e comecem a jogar na 2 devisão da af de braga... daqui a pouco tambem vão querer que juntas e câmara pague as prestações do carro e da casa querem ver...

Anónimo disse...

em codessoso fazem-se todos de coitados... Mas disso não tem nada mto pelo contrario... e atrevo-me a dizer se nao ganham o torneio de futsal este ano as coisas vão correr mal....

O Pato bravo disse...

Querem falar de desporto???
Lancem temas a debate, apresentem ideias e vamos ter com os candidtos ao municipio e levamos lhe as nossas propostas.
Tenham coragem de aparecer neste espaço pois é de todos nós

Anónimo disse...

CASIMIRA MAGALHÃES COSTA QUE GANHE VERGONHA NA CARA E SAIA DO FUTBOL DOS BOMBEIROS E DA ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL ANDA NISSO SÓ POR VAIDADE E PRA SE PROMOVER PARA A POLITICA .

Anónimo disse...

Passei os olhos ao de leve por estes comentarios e constatei que a palavra de ordem é futebol...Por amor à santinha... Futebol é uma é sinónimo de corrupeçao, carradas de dinheiro loucamente investido à mistura e no fundo não nos leva a lado nenhum, ou seja, deixem de falar de "politica" rasca... por aqui me fico!
ass: Revoltada contra o futebol

Anónimo disse...

longe de muita gente saber que alguns treinadores dos infantis do fermilense andam a governar-se a custa dos putos. Segundo se diz que o prof machado e a sua namorada estão a encher os bolsos á custa dos putos ou dos pais! esta informação parte dos amigos de copos de molares. SE tens familiares alerta-os .resposta 03-04-09

Anónimo disse...

On Sunday, President Trump, ever the Ray Ban Outlet optimist, tweeted that coronavirus "Cases, numbers and deaths are going down all over the Country!"Two days Cheap Nike Air Force 1 later, both and the New York Times reported that new daily cases of COVID 19 which have been falling for weeks, both nationally and in the hardest hit metropolitan areas suddenly and simultaneously started to rise in MK Outlet more than a dozen states.The Times counted 14 states where the rolling seven day average of new infections has climbed over the last two weeks.Narrowing the timeframe New Air Jordan Shoes and focusing on the total weekly case count, found that 20 states reported an Coach Bags Clearance increase in new infections during the week ending May 24, up from 13 states the week before.Most of the affected states were among the first to reopen in late April or early May: Alabama, Colorado, Florida, Georgia, Minnesota, Mississippi, Missouri, Nevada, South Carolina, Tennessee and West Virginia. Nike Air Force 1 Cheap Outlet In others Arkansas, North Dakota, Oklahoma statewide stay at home orders were never issued, but businesses that had been closed began reopening around the same time.A sign indicates new social distancing Cheap Yeezy Shoes Sale rules at a public beach in Dauphin Island, Ala., on May 1. (Maranie Staab/Bloomberg via Getty Images)So while Trump touts the good news from 30,000 Jordan Shoes For Sale feet, is a second wave beginning to build just below the surface?For months, epidemiologists have been warning of the risks of reopening too soon.